16mar

Diante do cenário de expansão da Certificação Digital no Brasil e com o aumento do uso, uma nova pergunta surgiu: É possível abrir uma empresa com Certificado Digital?

Atualmente, muito se fala sobre o Certificado Digital, o qual funciona como um documento de identificação do possuidor em meios eletrônicos que garante que pessoas físicas e jurídicas se identifiquem com total confiabilidade, mesmo em plataformas online. Para isso, o certificado conta com um conjunto de chaves criptográficas avançadas, as quais são cruzadas no momento da solicitação de assinatura do ato com o uso de certificação, garantindo que não houve qualquer alteração indevida.

As possibilidades de uso são inúmeras, tanto no contexto da pessoa física quanto na realidade das empresas. Tanto que hoje é totalmente possível abrir uma empresa com Certificado Digital, bastando apenas que o interessado possua um Certificado de Pessoa Física válido. Com o documento, é possível solicitar a abertura do CNPJ em qualquer lugar simplesmente logando nos sistemas das Juntas Comerciais com o Certificado e preencher o requerimento com as informações solicitadas e efetuar o pagamento das guias geradas.

Além disso, o documento permite a alteração de dados de uma empresa em funcionamento, como endereço, quando societário e outros caracteres, eletronicamente e de forma totalmente segura. Também, possibilita que empresas assumam uma postura muito mais informatizada, reduzir os custos das empresas eliminado significativamente o uso de documentos físicos (assim, adotando a chamada Gestão Eletrônica de Documentos (GED), que opera com base em arquivos digitais); reduz-se também a necessidade de serviços de autenticação mecânica de documentos, como o reconhecimento de firma e de autenticação em cartórios.

– Fonte: CryptoID

Leave a reply